A Usiminas prevê abrir cerca de 1 mil vagas de empregos na retomada de dois projetos em Ipatinga, no Vale do Aço, e em Serra Azul, no Alto do Jequitinhonha. Em Ipatinga, serão contratadas 520 pessoas no religamento do Alto Forno 1, o mais antigo da companhia. Dessas, 400 vagas serão temporárias. Os demais trabalhadores serão contratados para operar o monumental maquinário, após a conclusão das obras. A previsão é de que o religamento seja realizado em abril do ano que vem, após 11 meses de obras. Outro projeto retomado recentemente é a produção em duas plantas da Mineração Usiminas (Musa), em Serra Azul. O objetivo é ampliar a extração …

34

A produção de aço bruto no acumulado de janeiro a agosto de 2017 foi de 22,5 milhões de toneladas, o que equivale a um incremento de 9,3% quando comparado com o ocorrido no mesmo período de 2016. Os dados são do Instituto Aço Brasil. A produção de laminados foi de 14,7 milhões de toneladas de janeiro a agosto, um acréscimo de 5% frente ao acumulado nos mesmos meses de 2016. As vendas internas somaram 11 milhões de toneladas no acumulado até agosto, o que representa uma queda de 0,5% em relação ao mesmo período de 2016. O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos foi de 12,6 milhões de toneladas de …

34

Depois três anos seguidos de queda na produção, a indústria brasileira de fundição apresenta uma retomada e deve fechar 2017 com 2,3 milhões de toneladas de peças fundidas, retomando o patamar de 2015. O setor começou o terceiro trimestre melhor do que o esperado e os consultores acreditam na recuperação gradual nos próximos meses. O mercado de peças fundidas, de acordo com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa), por exemplo, cresceu 7% no acumulado de janeiro a julho últimos e espera encerrar 2017 com um índice 10% maior do que em 2016, puxado principalmente pela demanda da indústria automotiva, que no primeiro semestre ampliou em 23,3% a produção de veículos …

34

As vendas de tablets no Brasil recuaram novamente nos meses de abril, maio e junho deste ano. Segundo o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, o mercado de tablets caiu 8% no segundo trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo foram vendidos 790 mil máquinas contra 860 mil em 2016. A receita total foi de R$ 400 milhões, 11% a menos do que no segundo trimestre de 2016, mas 9% a mais na comparação com o primeiro trimestre de 2017. Esse movimento já era esperado pela IDC. “Temos observado um comportamento agressivo dos fabricantes, com preços promocionais e brindes para frear …

36

O CPqD acaba de colocar na loja de aplicativos do Google os dois primeiros resultados do projeto Avisa – Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia, que vem desenvolvendo para facilitar o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque (touchscreen) por idosos, pessoas com baixo letramento, cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar. Uma das novidades disponíveis é o CPqD Facilita, aplicação que tem como foco pessoas idosas ou com dificuldade em lidar com tecnologia. A outra é o CPqD Alcance+, nova versão do aplicativo destinado a pessoas com deficiências visuais, que já atingiu 34 mil downloads na loja do Google. “A padronização da tela do smartphone, …

35

A 11ª edição da Intermach 2017 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, realizada de 12 a 15 de setembro, em Joinville (SC) acompanhou os sinais de retomada do mercado e surpreendeu a organização com os resultados e com a tecnologia de ponta evidenciada em praticamente todos os estandes e palestras. Os negócios gerados ou os contatos iniciados na feira e que deverão ser consolidados no próximo semestre são estimados em R$ 110 milhões. Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil avalia que o clima entre os expositores é positivo. “A feira cumpriu o seu papel de ferramenta de relacionamento e negócios, …

35

A Trumpf inaugurou um novo centro tecnológico em Chicago, nos EUA, no último dia 12 de setembro . É a primeira fábrica inteligente para as soluções da Indústria 4.0 que foi projetada para processos de produção totalmente conectados por meio digital. Os investimentos para as instalações, que cobrem mais de 15 mil metros quadrados, somaram 13 milhões de euros em construção e 13 milhões de euros em equipamentos, totalizando 26 milhões de euros. Esta fábrica inteligente se concentrará em prestar consultaria e treinar os clientes à medida que eles introduzirem soluções de produção conectadas digitalmente. Para tanto, a empresa criou uma fábrica que conecta inteligentemente toda a cadeia de processos …

36

Uma nova aplicação para os coprodutos da ArcelorMittal foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pesquisa feita com o apoio da empresa resultou na elaboração de um aglomerante para argamassas através da utilização da Escória de Forno Panela. Ela substitui a cal hidratada, matéria-prima não renovável. Após a comprovação da viabilidade técnica, estão sendo realizados testes para uso em escala industrial. O projeto foi acompanhado pelo Núcleo de Coprodutos de Longos. “Esta é uma das várias frentes de trabalho que temos internamente e externamente em busca da valorização e desenvolvimento de novas aplicações para nossos coprodutos. Esta pesquisa abre caminho para reduzirmos o descarte desde resíduo, …

42

O Brasil deverá ter superávit de energia este ano, fato que ocorrerá pela primeira vez desde 1940, quando estatísticas globais de energia foram disponibilizadas pela primeira vez, de acordo com Boletim Mensal de Energia de Junho, publicado Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME). As altas taxas de crescimento na produção de petróleo e na de gás natural, associadas a uma baixa demanda global de energia, vão proporcionar o superávit. A produção de petróleo acumula alta de 10,9% até junho, sobre igual período de 2016. Em junho, o aumento foi de 5%. A produção de gás natural repete as boas taxas do petróleo, crescendo …

44

O total de emplacamentos de veículos no mês de agosto foi 14,76% maior que o registrado em julho. Ao todo, foram comercializadas 305.221 unidades em agosto, contra 265.967 em julho deste ano. Em relação a agosto do ano passado (275.994 unidades), ocorreu alta de 10,59% e, no acumulado de janeiro a agosto 2016/2017, houve retração de 2,99% para todos os segmentos somados. Foram emplacadas, de janeiro a agosto deste ano, 2.076.562 unidades, contra 2.140.532 no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou, no último dia 1º de setembro. Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o …

37