NEC anuncia comercialização global de servidor de rede compatível com a tecnologia LoRa


A NEC Corporation anuncia a comercialização global de um novo servidor de rede compatível com a tecnologia LoRaWAN (Long Range – Wide Area Network). Trata-se de uma nova tecnologia de comunicação sem fio e LPWA (Low Power Wide Area), que permite a criação de redes WAN com baixo consumo de energia. A empresa começará a fornecer os novos produtos às operadoras a partir de dezembro.

 

O novo servidor de rede da companhia executa os controles de ID, de taxa de dados e de alocação de canais para dispositivos e sensores em conformidade com a tecnologia LoRaWAN por meio do gateway. Ele também faz a mediação do processamento de dados de cada dispositivo ou sensor para o servidor de aplicações. Além disso, como servidor de rede LoRa, possui a função de realizar o controle flexível de múltiplos tenants e dispositivos, possuindo uma variedade de formatos de serviços fornecidos pelas operadoras capazes de oferecê-los a várias empresas.

 

Adicionalmente, o recurso WebAPI o torna compatível com uma ampla gama de aplicativos de serviços que utilizam LoRa, facilitando a utilização dos dados coletados dos dispositivos e/ou sensores.

 

Nos últimos anos, a disseminação de novos serviços IoT (Internet of Things) criou uma crescente necessidade de controle de dispositivos e informações coletadas por meio de redes. Especialmente em relação aos projetos de cidades inteligentes, é necessário um sistema que consuma baixos níveis de energia, a fim de coletar informações de uma grande quantidade de sensores, como medidores de controle de saúde e sensores ambientais.

Como todos os tipos de dispositivos e sensores deverão se conectar às redes no futuro, espera-se que a LoRa seja amplamente utilizada como uma tecnologia de comunicação para IoT, que economizará energia para a coleta de uma grande quantidade e tipos de informações.

“Este servidor permite que novos serviços IoT sejam fornecidos de forma flexível para as operadoras de telecomunicações em conjunto com os gateways e os dispositivos finais”, afirma Shigeru Okuya, vice-presidente sênior da NEC Corporation. “A NEC visa fornecer soluções compatíveis com LoRaWAN para empresas de todo o mundo nos próximos anos como parte da aceleração da criação de novos serviços IoT e na melhoria da experiência do usuário”.

“É uma honra ver a NEC fornecer um servidor de rede que utiliza a tecnologia LoRaWAN e ajuda a promover a realização de uma sociedade plena e segura usando o IoT”, diz Hiroyuki Nakamura, diretor executivo e diretor-geral da 3rd Sales, Oi Electric Co., Ltd. “Nossas iniciativas em IoT incluem o desenvolvimento de protótipos e demonstrações para o fornecimento de um verdadeiro gateway LoRaWAN, unidades de comunicação e vários outros dispositivos dedicados para operadoras de telecomunicações e outras empresas. Esses novos links com os servidores de rede da NEC ajudarão a estabelecer um sistema para a introdução e operação confiáveis desses produtos”, comenta.

Resultado de imagem para tecnologia LoRa

 

FONTE: BOLETIM INDUSTRIAL

Anterior Empresas de pequeno porte se destacam no desenvolvimento de soluções para smart cities
Próximo Indústria japonesa atende 52% da demanda mundial de robôs industriais